terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Poder de Cronos


Os gregos antigos sempre relacionavam os fenômenos decorrentes na natureza e mesmo na vida humana através da criação dos seus mitos, o que trouxe a tona um número inigualável de deuses, cada um com a sua função formando assim um complexo Panteão.
            Com a passagem de séculos de evolução, os mitos foram substituídos por explicações de caráter científico fazendo com que a Mitologia Grega se tornasse apenas objeto de pesquisa de historiadores e curiosos apaixonados pelas sociedades antigas. Apesar deste aparente descaso do mundo contemporâneo com relação ao seu rico passado, fica evidente o quanto os hábitos do passado ainda influenciam o nosso dia a dia.
            Desde os primórdios da humanidade o Tempo foi centro de profundas discussões, pois é algo que age absolutamente em todos os seres vivos. Todos nós sofremos a ação de algo tão poderoso que nem os gregos e nem mesmo os sábios das mais diversas eras conseguiram sequer definir o que é o tempo. A única atitude da humanidade diante tamanha incerteza foi tentar dividí-lo com a falsa impressão de que assim o controlaria, segundos, minutos, horas, dias, anos, séculos, milênios.
            Passamos a ser guiados por esses padrões, que na verdade só nos limitaram mais ainda a possibilidade de conseguirmos um maior proveito do tempo que temos disponível nesse mundo, algo que passamos a chamar de Vida. Para os gregos, o responsável pelo tempo era Cronos, o mais jovem dentre os Titãs, filho de Gaia e Urano.
            O mito do tempo nasce a partir do momento em que Cronos procura evitar o fato de ser substituído pelos seus filhos, herdeiros de seu trono, assim como ocorre na ordem natural, filhos substituírem os pais dando seguimento a vida. Ele devorou cinco dos seus seis filhos com Réia, sua irmã. Somente Zeus conseguiu se livrar das ambições do pai, pois foi salvo pela mãe que enganou Cronos substituindo Zeus por uma pedra antes que fosse devorado, ao crescer Zeus decide se vingar do pai e mandando-o para o Tártaro depois de fazê-lo vomitar seus irmãos através de uma poção mágica fornecida por Métis.
            O simbolismo do mito de Cronos transmite que mesmo sendo um Titã, Cronos foi incapaz de evitar o tempo que ‘devora’ a todos, assim como ele mesmo tentou fazer com seus filhos sem sucesso. A vida é inexorável, um dia ela se extinguirá assim como uma chama, a ordem jamais será alterada, por mais que as eras passem o ‘Cronos’ ocorrerá para todos sem nenhum tipo de exceção.
            Temos a possibilidade de agir de maneiras diferentes com relação a essa decorrência de nossa vida, podemos encará-la de fato como algo que devora nossa existência como um karma, bem como também temos a possibilidade de vivenciar o tempo como algo prazeroso, assimilador de conhecimento, encontrar o verdadeiro sentido de viver, aquela coisa que todos procuram mas tão poucos de fato encontram.
            Semanas passarão, anos serão encerrados porém essa possibiidade de vivência qualitativa de nada necessita desses preceitos. Talvez nem mesmo o Papa Gregório XIII  quando instituiu nosso calendário no século XVI tinha em mente conceber algo que nos tornasse reféns de nós mesmos, pelo contrário, procurava-se facilitar nossa vida.
            O homem atual se esqueceu do que realmente vale a pena viver, se tornou mecânico, preocupa-se muito mais com o tempo do trabalho do que com o tempo em que passa com sua família. Apenas a riqueza financeira tem valor, formando a cada dia mais pessoas frustradas, filhos carentes de pais presentes, pais que sequer conhecem seus filhos.
            O verdadeiro valor do tempo se encontra no simples respirar consciente, no abraço, no sorriso, no reencontro de alguém querido, no passeio na praça durante o fim de semana, na conversa com um bom e velho amigo. Os segundos passam de formas totalmente iguais em ambos os momentos, mas somente em um deles você guardará definitivamente em suas memórias como algo único e especial.
            Somente através dessa conclusão você poderá de fato dizer que vive a vida a cada segundo como se fosse o último e que definitivamente conhece esse imensurável poder de Cronos.

Por Valdinei Matos''''

Um comentário:

  1. Adoro a maneira que vc trabalha o tempo e a história relacionando-os com o presente e futuro. Texto ficou ótimo!! Parabéns!! Marcia D.

    ResponderExcluir