terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pão e Circo!

Neste final de semana o brasileiro tem um compromisso importantíssimo com o país, as eleições de seus representantes na esfera nacional, estadual e regional. Ressalto a importância desse fato pois, sem dúvida, esse é o único momento em que realmente temos o absoluto poder de definir o futuro de nossas vidas em áreas de profunda necessidade como educação, saúde, segurança, emprego dentre outros.  
            As eleições diretas, é um direito adquirido depois de intensa luta de setores democráticos da população brasileira contra a censura e perseguição, que resultou nos   assassinatos de vários cidadãos pelo regime militar que o país lamentávelmente viveu entre as décadas de 60 a meados dos anos 80.
            Levando-se em consideração esse contexto, nosso voto se torna algo de mais importância, já que num passado não muito distante, não se havia a possibilidade de traçar um panorama do que se desejava com relação aos governantes.
            Vivemos uma profunda crise na área política do país por diversos motivos mas o que é mais evidente, sem dúvida é o desinteresse do brasileiro em conhecer sua própria história, entender o processo de luta de seus antepassados e compreender o verdadeiro valor de seu voto.
            O descaso do brasileiro com o processo eleitoral ao longo deste período democrático têm trazido problemas crônicos à sociedade, cada vez mais, escândalos de corrupção abalam o prestígio dos governantes com a população e principalmente o desinteresse da mesma.
            Diante desse contexto, os políticos têm o caminho livre para continuar com suas falcatruas e má administração de recursos financeiros, que são públicos e poderiam resolver os mais diversos problemas que assolam a sociedade brasileira. Através dos meios de comunicação e de propagandas altamente manipuladoras, esses políticos conseguem transmitir à população carente de consciência política um quadro totalmente diferente do real, dizendo que definitivamente trabalham para o bem estar social.
            É perfeitamente visível o quanto a dominação sobre as massas brasileiras é grande. Até o momento, nenhum dos candidatos a Presidência da República apresentou de fato propostas concretas (mostrando de onde serão obtidos os recursos) de como diminuir as diferenças sociais e outros problemas do nosso país.
            O investimento na educação não ocorre de forma profunda, pois assim se criam cidadãos com um senso crítico mais apurado, que não acredita em qualquer tipo de promessa nem aceita qualquer “esmola”, causando a médio prazo a retirada de todos esses farsantes.
 O que preocupa é que essa forma de fazer política no Brasil está se tornando algo banal, corrompendo o eleitor na própria essência onde cada um procupa somente em obter privilégios para sua classe e não a um nível de sociedade num todo.
            A origem da política se encontra nos atenienses, onde o cidadão apesar de ser uma pequena parcela da população, se sentia orgulhoso de ter uma participação ativa nas decisões da pólis. Orgulho que nos dias atuais é praticamente inexistente já que nós preferimos nos abster e deixar o controle do país nas mãos de corruptos que só querem se enriquecer com o suor de milhões de honrados brasileiros.
            Além desse erro, cometemos um pecado ainda maior culpando somente esses políticos por essa situação, já que, os grandes culpados somos nós que nos deixamos ser enganados pelas falsas promessas e permitimos que pessoas de má índole e ficha suja nos represente sem prestar contas a sociedade.
            O povo sem sombra de dúvidas tem o governo que merece, essa é uma regra imutável, portanto devemos fazer mais a nossa obrigação como verdadeiros cidadãos que pensam em um bem comum de todos os brasileiros. Chega de nos portarmos como seres incompetentes e boçais orquestrados assim como o romanos pela  “POLÍTICA DO PÃO E CIRCO”!!!

Por Valdinei Matos''''

Nenhum comentário:

Postar um comentário